terça-feira, 17 de março de 2020

Zé Sena


JOSÉ SENA DE LIMA  também conhecido por "Zé Sena do Xique Xique", nasceu no dia 28 de novembro de 1922, na Casa Grande do Sítio Sabe-Muito, no município de Caraúbas/RN, filho legítimo do saudoso casal Adelino Sena de Lima e Eduvigens Jesumira de Morais. Desde sua infância passou a morar no Sítio Xique Xique, localizado neste município.

Era o segundo filho de uma família de 14 irmãos: João Alves de Sena, vulgo Sinor(in memoriam), Diassis Sena(in memoriam), Raimundo Celso Sena(in memoriam), Albaniza Sena Lima, Maria de Fátima Sena, Aldeiza Sena, Luzia Sena(Iza), Adinaldo Sena, Isnard Sena, Avelino Sena(Aldo), Luiz Sena( in memoriam), João Epitácio Sena e Orlando Sena(in memoriam).

Seu Zé Sena sabia ler, escrever e resolver as quatro operações básicas da matemática, tendo sido alfabetizado pelo saudoso Francisco Lima, vulgo "Chiquinho Lima", da cidade de Apodi.

Foi casado em primeiras núpcias com Maria Auxiliadora Praxedes(in memoriam), com quem teve uma filha: Josimar Praxedes de Lima. 

Casou-se em segundas núpcias com Eliete Justino de Sena(in memoriam), com quem teve 06(seis) filhos: Alcimar Sena,  María de Fátima Sena, Edimar Sena(in memoriam), Wilma Sena, Marinaldo Sena e Andreazio Sena.

Seu Zé Sena sempre trabalhou como agricultor e exerceu um papel importante  como Soldado da 2ª Guerra Mundial.

Através do rádio, soube dos acontecimentos da  "Segunda Grande Guerra" e aos 21 anos de idade foi convocado para servir ao Exército Brasileiro. Foi para Natal/RN onde permaneceu durante 09 meses no Batalhão de Combate da capital potiguar.  Depois viajou pelo Porto do Rio de Janeiro  e seguiu viagem para o Batalhão de Infantaria de "Caçapava", sediado no Estado de São Paulo. Nessa época trabalhou como sapateiro e ficou conhecido como o "Soldado 29". Por lá, Zé Sena ficou até o final da Guerra, em 1945. 

Em seguida, retornou à sua terra natal e voltou a trabalhar como agricultor ao lado de seus familiares. Além disso, já foi sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas/RN. 

Seu Zé Sena continuou residindo no Sítio Xique Xique, em Caraúbas, terra onde  vivenciou os melhores momentos de sua vida. Veio a falecer no dia 17 de março de 2020, aos 97 anos de idade. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

3 comentários:

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook