sábado, 29 de junho de 2019

Adelino Sena


ADELINO SENA DE LIMA nasceu no dia 10 de junho de 1892, no Sítio Pedra D'água, município de Apodi/RN,  prematuro de 07 meses, sendo o primeiro filho do casal Avelino Alves de Sena e Raimunda Benigna Câmara. 

Na época de seu nascimento, sua família residia no Sitio Volta do Juazeiro, em Caraúbas. Depois passaram a morar no Sitio Sabe-Muito, entre outras localidades.

Na década de 30, seu pai comprou terras no Sítio Xique Xique, no município de Caraúbas, construiu uma casa e mudou-se para lá. Nesse local, seu Adelino permaneceu até a sua morte. Hoje a referida casa ainda pertence a sua família, estando sob os cuidados de sua filha Aldeiza Sena. 

Durante muito tempo viajou com seu pai Avelino, para o Cariri no Ceará, onde levava sal para vender lá. Todo o percurso era feito a pé, transportando a mercadoria no lombo de animais, utilizavam um par de chinelo para ir e outro para voltar. 

Ao retornar  da longa viagem, trazia rapaduras para alimentar sua família e ao mesmo tempo fazia a revenda nas feiras de Caraúbas. Além de agricultor, Adelino  também fazia sela e todos os acessórios necessários  para andar a cavalo. 

Adelino Sena casou aos 25 anos de idade com  a senhora Eduvigens Jesumira de Morais, cuja união deu origem a uma prole de 11 filhos: João Alves de Sena, vulgo "Sinor"(in memoriam), José Sena de Lima(Zé Sena), Diassis Sena(in memoriam), Raimundo Celso Sena(in memoriam), Albaniza Sena Lima, Luzia Sena(Iza), Adinaldo Sena, Avelino Sena(Aldo), Luiz Sena(in memoriam), João Epitácio Sena e Orlando Sena(in memoriam), e ainda criou Pedro, Rita Viana, Maria das Dores e Fernando.

Depois contraiu segundas núpcias com D. Luíza Moreira de Souza, com quem teve 3 (três) filhos: Aldeiza Sena, Maria de Fátima Sena e Isnard Sena, e ainda adotou mais uma filha: Aurineide(Neide).

Adelino era  um homem muito religioso, e inclusive contribuiu para construção da Capela de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do Distrito de São Geraldo, em Caraúbas. 

Na Segunda Guerra Mundial, três dos seus filhos foram chamados para atuar na Guerra: Diassis Sena, que acabou dispensado por ter uma deficiência na visão; João Sena(Sinôr) e José Sena(Zé Sena). Na época, foram momentos de muitas orações em família para que  seus filhos retornassem vivos.  

Seu Adelino Sena faleceu  no dia 29 de maio de 1995, em sua residência no Sítio Xique Xique, Caraúbas/RN, com 102 anos, 11 meses e 29 dias. 

Por ter doado o terreno que foi construído a Escola do  Sítio Xique Xique, a mesma tem seu nome em  homenagem aos relevantes serviços prestados ao município, sendo denominada de "Unidade XXXI Adelino Sena de Lima". A referida escola foi totalmente reformada na administração do ex-prefeito Ademar Ferreira da Silva, através do empenho do então secretário de educação, o ex-vereador Assis de  Romão. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook