PLÍNIO FERNANDES DE OLIVEIRA nasceu no dia 15 de abril de 1931, no município de Caraúbas/RN, filho de Hugolino D'Oliveira e Rosália Fernandes, e teve como irmãos Severino Fernandes de Oliveira(in memoriam), Haydée de Oliveira(in memoriam), Juarez Fernandes de Oliveira(in memoriam), Péricles Fernandes de Oliveira(in memoriam), Herculino Fernandes de Oliveira(in memoriam) e Terezinha Fernandes de Oliveira.
No dia 15 de janeiro de 1953 casou-se com Maria Cândida Fernandes, filha de Isaura Cândida Fernandes e Jacó Augusto Carneiro. Desse matrimônio, nasceram 3(três) filhas: Maria de Fátima Fernandes Siqueira, Gerusa Maria Fernandes de Oliveira e Isaura Cândida Fernandes.
Plínio passou toda a sua vida em Caraúbas e era uma pessoa de classe média, gostava de participar das diversões daquela época, fazia serestas com os amigos. Enfim, vivia uma vida sem grandes dificuldades.
Fez apenas o Ensino Primário, mas apesar disso sabia conversar sobre qualquer assunto, pois lia frequentemente.
Trabalhou por muitos anos como agricultor e fazendeiro, residiu na Fazenda São José, depois sua grande paixão foi a Fazenda Santa Luzia, em Caraúbas.
Plínio tinha um coração bondoso e gostava muito de ajudar as pessoas ao seu redor, a partir dai começou a se interessar pela política.
No ano de 1962, saiu candidato a vereador em Caraúbas, pelo Partido Republicano(PR), logrando êxito, conseguiu se eleger com 230 votos. Tomou posse em janeiro de 1963 e concluiu seu mandato parlamentar em janeiro de 1967. Com a instituição do sistema bipartidarista no Brasil, filiou-se ao partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA).
Devido a sua grande amizade com o ex-prefeito José Nicodemos Fernandes, no ano de 1976 foi escolhido por ele para seu candidato a vice-prefeito, pela ARENA. A parceria deu certo e a chapa José Nicodemos/Plínio Fernandes conseguiu se eleger com 2.222 votos, no pleito de 15 de novembro daquele ano. Eles derrotaram a chapa do MDB formada por Celso Gurgel(para prefeito) e Edvaldo Gurgel de Melo(para vice).
Plínio assumiu o cargo de vice-prefeito no dia 31 de janeiro de 1977 e concluiu seu mandato em 31 de janeiro de 1983.
Após deixar a vida pública, Plínio passou a se dedicar a sua família e ao trabalho diário na fazenda, vendendo o leite na região. Adorava tomar seu café e ficar na calçada, conversando com seus velhos amigos e os empregados da fazenda, que também tratava como bons amigos. Nunca fez diferença com seus funcionários e fazia questão que eles sentassem-se à mesa com sua família.
O grande cidadão Plínio Fernandes de Oliveira faleceu em sua terra natal no dia 04 de novembro de 2004, deixando uma marca de honradez, simplicidade e honestidade.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN
Muito obrigada pelo texto sobre meu pai. Gostaria que o mundo tivesse mais pessoas iguais a ele. #gratidao
ResponderExcluirMuito obrigada pelo texto sobre meu pai. Gostaria que o mundo tivesse mais pessoas iguais a ele. #gratidao
ResponderExcluirHomem de trato fácil, simples. Honrado.
ResponderExcluirGente boa d mais. Eu ainda conheci bem .naci no sítio Belém vizinho a Fazenda sta Luzia
ResponderExcluir