sexta-feira, 26 de abril de 2019

Clementino Ramos


CLEMENTINO DE FARIAS RAMOS nasceu em Conceição do Piancó, no Estado da Paraíba em 14 de Fevereiro de 1897, filho do casal Cosme de Farias Ramos e Maria Evarista de Queiroz. Da união do casal nasceram três filhos: Clementino, Maria da Costa lima e Ana Maria Lima.

No ano de 1915 com apenas 18 anos viajou para o Rio Grande do Norte em companhia de um amigo que vendia fumo. Chegou a Sítio Cumbe onde era de costume seu amigo se hospedar na casa do Sr. Sebastião Nobre Braveza e dona Francisca Gomes da Costa.

Como eles não tinham filhos lhe convidou para ficar morando com eles já que seus pais eram falecidos. Clementino aceitou o convite e ficou morando com o casal que eram praticamente os donos do sítio Cumbe, hoje Distrito de São Geraldo.

Em 1922 casou-se com a jovem Raimunda Hosana de Morais, e dessa união nasceram dois filhos: Raimundo Farias de Morais e Maria Hozana da Natividade.

No ano de 1924, enviuvou e no ano seguinte casou-se novamente com a jovem Isaura Alzira de Oliveira, da união desse casal nasceram cinco filhos: Francisco Hilário, Raimunda Ramos, José Farias, Moacir Farias e Joana Darc de Farias.

Clementino de Farias por muitos anos para sustentar sua família foi “tropeiro” carregando sal da cidade de São Sebastião (Governador Dix-Sept Rosado) em lombo de animais para as cidades de Apodi, Felipe Guerra(na época Distrito de Pedra de Abelhas) e Caraúbas.

Com seu trabalho e dedicação, após a morte do casal Nobre e Francisca, ele comprou uma parte das terras aos irmãos do casal.

Construiu uma vila de casas e continuou trabalhando na agricultura e pecuária, tornando-se um dos maiores pecuaristas da região. Além disso, Clementino mantinha uma grande relação de amizade com o sr. Silvério Marinho da Mota, um dos principais fundadores do atual Distrito de São Geraldo,  não passavam um dia sem se falarem.

Clementino foi um exemplo para sua família e amigos de homem sério, digno, honesto e caridoso, pois em sua residência sempre acolhia pessoas necessitadas que procurassem por sua ajuda. 

Seu Clementino de Farias Ramos faleceu vítima de um câncer no dia 15 de julho de 1974, no Distrito de São Geraldo, no município de Caraúbas/RN.

Seu nome dá denominação à UBS de São Geraldo, de "Unidade Básica de Saúde Clementino de Farias Ramos". 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook