domingo, 20 de janeiro de 2019

Lino Praxedes

LINO ADEMAR DA SILVA PRAXEDES nasceu no dia 22 de julho de 1964, na Maternidade Elisa Simões, no município de Caraúbas/RN, filho de Antônio Praxedes e Maria José da Silva Praxedes.

É neto materno de José Raimundo da Silva e Sebastiana Ana de Sousa, neto paterno de Lino Ademar Praxedes e Rita Leite Praxedes. 

É irmão de Francisco Jacinto Praxedes(Chiquito, suplente de vereador em Caraúbas), Maria de Fátima Praxedes, Antônio Praxedes Filho, José Raimundo Neto, Ubirajara Praxedes, Rita de Cássia Praxedes, Ubiraracy Praxedes(Duda Vaqueiro), Sebastiana Claudia Praxedes, Raimundo Nonato Praxedes,  Tásia Maria Praxedes, Delma Praxedes, Tassiana Praxedes, Taylandia Praxedes, Antônio Praxedes Júnior e Taiza Praxedes.

Iniciou os estudos  na Escola Cônego Sandoval, na cidade de Brejo do Cruz/PB, e concluiu o ensino primário na Escola Estadual Lourenço Gurgel de Oliveira, em Caraúbas/RN.

Fez o primeiro grau de 1978 a 1981, na  Escola Estadual Sebastião Gurgel, na cidade de Caraúbas. Cursou o segundo grau na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, de 1982 a 1984.

Em 1986, iniciou  o curso de Educação Física, na FURRN - Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte(atual UERN), passando a residir na Casa do Estudante de Mossoró. Mas, acabou abandonando do curso em 1987, já que passou a estagiar na Petrobras.

Em 1987, foi aprovado em quinto lugar  no vestibular de Direito, também pela FURRN, cursando de 1987 a 1989, mas acabou desistindo  já que começou a trabalhar na Petrobrás, sem condições de conciliar os estudos e o trabalho.

Trabalha como técnico de produção na Petrobrás, desde 13 de julho de 1989, tornando-se servidor desta instituição através de concurso público.

Entrou para a vida pública ao disputar o cargo de vereador na cidade de Caraúbas, no pleito municipal de 15 de novembro de 1988, sendo eleito para o respectivo cargo  pelo PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro), com uma votação de 243 votos. Naquele mesmo ano, conseguiram eleger os médicos  Marinaldo Holanda para prefeito e Aguinaldo Pereira para vice. Tomou posse em 01 de janeiro de 1989 e encerrou seu mandato parlamentar em 31 de dezembro de 1992, sem concorrer à reeleição. Durante os quatros anos de seu mandato, foi líder do prefeito Marinaldo Holanda na Câmara Municipal de Caraúbas.

Voltou a disputar a vereança nas eleições de 01 de outubro de 2000, pelo PMDB, mas não galgou êxito, logrando 255 votos, obtendo a suplência.

Foi casado a primeira vez com Maria José Alves Praxedes, com quem teve dois filhos: Layla Talline Alves Praxedes(nascida em 29/04/1988) e Lennon Haran Alves Praxedes(29/04/1992). Posteriormente, envolve-se em um relacionamento com  Andreza Eugênio da costa Melo, com quem teve um filho: Lino Ademar da Silva Praxedes Segundo(nascido em 28/07/2012). Porém, atualmente encontra-se separado.

Retornou à cena política nas eleições de outubro de 2016, quando na época, disputou o mandato de vereador na cidade de Felipe Guerra/RN.  Lino concorreu pelo PSD - Partido Social Democrático, conquistando 270 votos, e apesar de não ter se elegido, obteve a primeira suplência de sua coligação formada pelos partidos PSD/SD/PP/PTB.

Atualmente, Lino  Praxedes está residindo na cidade de Felipe Guerra. Em 2018, foi agraciado com o título de cidadão felipense.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Curta nossa página no facebook